Defesa Civil alerta para risco de temporal com vento forte no Oeste e Norte de SC

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de temporal com rajadas fortes de vento nas regiões Oeste e Norte neste sábado (4). O fenômeno pode ocorrer entre 4h e 21h. O órgão recomenda proteger-se em local abrigado.

A previsão nesses locais, segundo a Epagri/Ciram, é de chuva de moderada a forte em alguns momentos e raios. O acumulado de chuva deve ficar entre 40 mm e 60 mm. Uma frente fria vai passar por Santa Catarina neste sábado.

Orientações da Defesa Civil

Para a prevenção de ferimentos, a Defesa Civil recomenda ficar longe de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados.

Não se deve olhar para raios. Quando há descargas elétricas, é preciso desligar os aparelhos eletrônicos, não usar telefone e ficar longe das janelas. O banheiro de alvenaria é o melhor local durante uma tempestade, segundo a Defesa Civil.

Caso a pessoa não encontre abrigo, deve agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos. As mãos devem cobrir as orelhas ou ser ficarem apoiadas nos joelhos. Se a pessoa estiver na praia, não pode ficar na água.

Fonte: https://g1.globo.com/sc