Celesc oferece até 40% de desconto para troca de motores elétricos

A partir desta terça-feira (24), indústrias, empresas de comércio e serviços, instituições públicas, condomínios e produtores rurais com Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) podem se inscrever para a troca de motores elétricos por outros mais eficientes com desconto de até 40%. O projeto, chamado Bônus Eficiente Linha Motores, é uma parceria das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) com a empresa WEG.

Os interessados serão atendidos por ordem de cadastramento no site do projeto. Para participar, o empresário deve entregar os motores antigos à WEG, que dará o destino de descarte correto, e comprar novos com desconto.

A Celesc vai investir R$ 6,5 milhões no projeto. Os descontos serão dados até que esgote esse recurso. A troca será realizada para motores trifásicos de 1 a 250 cv ou monofásicos de 1 a 15 cv; com 2, 4, 6 e 8 polos, fabricados até 2009 e que operem, no mínimo, 2.640 horas por ano.

Redução do consumo

De acordo com a Celesc, a força motriz é uma das maiores consumidores de energia elétrica, responsável por mais de 50% da eletricidade usada no país.

A expectativa é que o programa movimente R$ 28 milhões e resulte em redução de consumo equivalente a 2,3 mil residências, conforme a Celesc.

A troca de motores pode levar ao aumento da competitividade e confiabilidade, maior sustentabilidade, rápido retorno do investimento, redução de gastos com manutenção e garantia de fábrica, segundo a WEG.

Fonte: https://g1.globo.com/sc